A Zika é uma doença infecciosa especialmente perigosa para mulheres grávidas, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez, porque pode causar microcefalia nos bebês. Ela é transmitida pelo mesmo mosquito vetor da Dengue e Chikungunya, o Aedes aegypti.
Principais sintomas:
Os sintomas mais comuns da infecção pelo Zika vírus são manchas vermelhas pelo corpo, febre baixa, coceira leve a intensa e vermelhidão nos olhos.
Qual é a recomendação do Ministério da Saúde para as gestantes?
Neste momento, o Ministério da Saúde reforça às gestantes que utilizem apenas medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde e que façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.
Também é importante que elas reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de roupas de manga comprida e todas as outras medidas para evitar o contato com mosquitos, além de evitar o acúmulo de água parada em casa ou no trabalho.
Para saber mais, consulte o Portal Saúde do governo e a Cartilha da ANS.
Fonte: Ministério da Saúde.
Nesse caso, a água é o melhor remédio.
O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins ou nefrolitíase, é uma massa sólida formada por pequenos cristais que pode ser encontrado tanto nos rins quanto em qualquer órgão do sistema urinário. É muito comum o seu aparecimento. Estima-se que aproximadamente 8% das mulheres e 15% dos homens vão apresentar cálculo renal em alguma fase da vida.
Fatores de risco:
• Pessoas com histórico familiar;
• Dieta com maior consumo de proteína animal e pobre em fibras e líquidos;
• Consumo excessivo de sal;
• Obesidade;
• Sedentarismo.
Prevenção:
É bastante frequente que pacientes propensos ao cálculo renal apresentem ingestão de líquidos de forma inadequada. Você pode se prevenir, mantendo seu corpo bem hidratado.
Aí vão algumas dicas:
• Hidrate seu corpo. Procure ingerir no mínimo 2 a 3 litros de líquidos por dia.
Uma forma de avaliar se a quantidade de líquidos ingerida está adequada é observar a urina, que deve estar sempre clara e límpida. Caso contrário, procure aumentar a quantidade de líquidos ingerida.
• Cuidado com o sal. Prefira temperos naturais de ervas para dar sabor e aroma: orégano, salsinha, cebolinha, e coentro são alguns exemplos. Use sua criatividade.
• Pratique atividade física, mas lembre-se: mantenha-se sempre bem hidratado durante os exercícios.
• Reduza a quantidade de proteína em suas refeições. Cuidado com dietas ricas em proteínas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia.
Comentários